· TeMA · Chamada de Trabalhos · 3 min read
VI Encontro da TeMA - Trabalhos selecionados
Divulgação dos trabalhos selecionados para o VI Encontro da TeMA.
A Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) divulga as propostas selecionadas para o VI Encontro da TeMA, que será realizado em modo híbrido (presencial e virtual) entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025 na UDESC em Florianópolis, Santa Catarina.
VI Encontro da TeMA: trabalhos selecionadas
Ana Maria Galvão Miccolis e Liduino José Pitombeira de Oliveira - Metodologia de desenvolvimento de sistemas composicionais envolvendo o hibridismo por herança
André Codeço dos Santos - O tempo sonoro no âmbito da Teoria do Domínio Sonoro: continuidade e descontinuidade
Angelo Ceccatto Cruz Santana - Harmonia de quartos de tom de Ivan Wyschnegradsky aplicada à produção de peça musical para quarteto de saxofones acompanhado de gravação digital
Desirée Johanna Mesquita Mayr - Técnicas composicionais de Francisco Mignone em suas Quatro Sonatinas para Piano
Diego Michel Coelho da Rocha - A utilização da constelação de Áries como fonte de extração de contornos para elaboração do planejamento composicional da peça Áries para grupo de percussão.
Dylan principi - Hermeneutics Versus Semiotics: Topic Theory’s False Dichotomy
Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho e Edmar Dionizio - Autotextualidade e Intratextualidade: Considerações acerca de uma revisão bibliográfica dos termos
Fernando Rauber Gonçalves - Ferramentas para visualização e construção interativa de simultaneidades
Gabriel Simões de Sousa Arnaud e Liduino José Pitombeira de Oliveira - Planejamento composicional a partir da análise particional de texturas
Guilherme Bertissolo - Processo? Criativo?: problematizando a pesquisa em processos criativos a partir de uma base de dados
Isis Biazioli de Oliveira e Mario Videira - Tasso: Lamento e Trionfo” de Franz Liszt
João Nogueira Medeiros Neto - Expandindo a harmonia no frevo: uma proposta de experimentação composicional baseada no modo mixolídio
Marcelo Rodrigo Gomes da Silva - Uma abordagem analítica do Quarteto de cordas n. 2 de Krzysztof Penderecki (1968) a partir das sonoridades e da articulação da forma
Max Kühn Barcellos da Rocha e João Nogueira Medeiros Neto - “One Finger Piano”: a linguagem pianística de Tom Jobim em sua performance no álbum Getz/Gilberto (1964)
Norton Dudeque - Forma sonata no primeiro movimento da Sinfonia Op. 43 (1910) de Henrique Oswald
Rodolfo Nogueira Coelho de Souza - Análise espectro-morfológica e performática de “Interferências” para violoncelo e sons eletrônicos
Soroush Shoja Talab Kouchesfahani - Stylistic and structural principles of Abolhasan Saba’s Chapkuk Radif for Violin
Sebastian Martin Pereyra - El gualambao como forma emergente: análisis formal desde una perspectiva decolonial
Tálio Vitor de Lima Lourenço - Vincent D’Indy e a Teoria Musical no currículo cursos da Schola Cantorum Ensino de Teoria e Análise Musical
Tálio Vítor de Lima Lourenço - O processo harmônico das net-structures explicado por meio da composição de números inteiros positivos
Victor Victoriano Dantas - Convergências e divergências entre a Teoria Pós-Tonal, a Teoria dos Contornos e o Sistema Schillinger de Composição Musical: perspectivas para o ensino de composição.
Wellington José Gonçalves - Organização serial, forma processo e tempo em Messagesquisse (1976) de Pierre Boulez