Grupos de Pesquisa da TeMA (em atividade)


Teorias da Música & Interdisciplinaridades

Coordenador/a:

Ilza Nogueira (UFPB) / Contato: nogueira.ilza@gmail.com

Pesquisadores:
Carole Gubernikof (UNIRIO)Catarina Domenini (UFRGS)
Celso Loureiro Chaves (UFRGS)Cristina Capparelli Gerling (UFRGS)
Fausto Borém (UFMG)Guilherme Bertissolo (UFBA)
Jean Pierre Caron (UFRJ)Luis Francisco E. Camargo (UFES)
Liduino Pitombeira (UFRJ)Luciane Cardassi
Marcos Nogueira (UFRJ)Norton Dudeque (UFPR)
Rodolfo Coelho de Souza (USP)

Colaborador internacional

Roger Chaffin (University of Connecticut, USA).

Colaboradores recém-doutores

Darwin Pillar Corrêa (RS)
Lauro Pecktor de Oliveira (RS)

Título da Pesquisa

Teorias da Música no Brasil: Enredos Interdisciplinares

Objetivo

Ampliar e disseminar os estudos teórico-musicais interdisciplinares realizados no Brasil. As pesquisas incluem múltiplos perfis (historiográfico, analítico, crítico, empírico), considerando o estado da arte em cada interdisciplinaridade. Interdisciplinaridades: Teoria da Música e Artes; Teoria da música e Ciências biológicas (fisiologia, fonoaudiologia, educação física); Teoria da Música e Ciências exatas (matemática, ciência da computação); Teoria da Música e Crítica genética; Teoria da Música e Engenharia de sistemas; Teoria da Música e Filosofia (Estética); Teoria da Música e Psicanálise (lacaniana); Teoria da Música e Psicologia (cognitiva, experimental); Teoria da Música e Semiótica (peirciana); Teoria da Música e Sociologia das relações étnico-raciais; Teoria da Música e Teoria literária.


Grupos de Estudo da TeMA (já encerrados)


Produção Teórica e Analítica no Brasil: trajetórias e identidades

Coordenador:

Prof. Dr. Carlos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro (calmada@globo.com)

Membros:

Carlos AlmadaCarole Gubernikof
Daniel Moreira de SousaErnesto Hartmann)
Liduino PitombeiraMarcos Nogueira
Maria Lúcia PascoalPaulo de Tarso Salles
Pedro Filho AmorimRafael Moreira Fortes

Histórico

Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), GE-PROTAB tem como objetivo a construção da memória dos estudos teórico-analíticos no Brasil. Com viés histórico, o GE-PTAB visa ao mapeamento da produção teórico-analítica no Brasil, ao seu estudo crítico, à sua consequente divulgação em âmbito nacional e internacional, incentivando sua utilização no contexto acadêmico lusófono.


“Vocabulário teórico-analítico na língua portuguesa: consensos e dissensos”

Coordenador

Prof. Dr. Norton Dudeque, Universidade Federal do Paraná (nortondudeque@gmail.com)

Membros

Antenor Ferreira CorrêaCristina Capparelli Gerling
Edson Hansen Sant’AnaGabriel Navia
João Pedro de OliveiraMaria Alice Volpe
Norton DudequeRicardo Bordini

Histórico

Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), o GE-VOTALP tem como objetivo inicial o mapeamento e a racionalização do vocabulário teórico-analítico na língua portuguesa. A partir dos consensos e dissensos, pretende-se a realização de um estudo crítico da terminologia utilizada no contexto acadêmico nacional, com a finalidade de estabelecer um vocabulário crítico, evitando duplicidades terminológicas, ambiguidades e distorções semânticas. A meta do grupo é a publicação de um dicionário de termos técnicos para o campo de estudos teórico-analítico em língua portuguesa.


“Narratividade e Narratografia na Música Brasileira”

Coordenador

Prof.ª Dr.ª Ilza Nogueira, Universidade Federal da Paraíba (nogueira.ilza@gmail.com)

Conselho consultivo:

Celso Loureiro Chaves
Michael Klein
Lawrence Kramer

Membros

Acácio PiedadeAlex Pochat
Alfredo MouraBruno Angelo
Daniel de Souza MendesDaniel Zanella dos Santos
Fausto BorémIlza Nogueira
Paulo Costa LimaPriscila Medina Gubert
Rodolfo Coelho de SouzaRodrigo Garcia
Solon Santana Manila

Histórico

Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), o GE-NMB se dedica ao estudo da narratividade na música brasileira sob os diversos pontos de vista que se apliquem ao estudo da música enquanto discurso potencialmente comunicativo, significativo e sugestivo. Trata-se, portanto, de valorizar o olhar hermenêutico e crítico em relação à poiesis e à estesis musical, considerando a música enquanto idéia textualmente estruturalizada, produto estético histórica e culturalmente localizado e ideologicamente contextualizado nos diversos subsistemas da cultura brasileira. Especificamente, os estudos do GE-NAMB objetivam: 1) Gerar um corpo de conhecimentos sobre a construção narrativa nos níveis poiético e estésico, considerando suas evidências na escritura musical ou na sua interpretação, bem como a inserção dessas evidências e respectivos autores nas tradições que lhe dizem respeito. 2) Estudar os processos narrativos em diferentes gêneros musicais: instrumental, vocal-instrumental, cênico-musical, trilhas, multimeios. 3) Observar pontos de convergência e divergência no que diz respeito à narratividade musical nos diferentes subsistemas culturais brasileiros. 4) Desenvolver uma literatura crítica sobre o tema.