Grupos de Pesquisa da TeMA (em atividade)
Teorias da Música & Interdisciplinaridades
Coordenador/a:
Ilza Nogueira (UFPB) / Contato: nogueira.ilza@gmail.com
Pesquisadores:
Carole Gubernikof (UNIRIO) | Catarina Domenini (UFRGS) |
Celso Loureiro Chaves (UFRGS) | Cristina Capparelli Gerling (UFRGS) |
Fausto Borém (UFMG) | Guilherme Bertissolo (UFBA) |
Jean Pierre Caron (UFRJ) | Luis Francisco E. Camargo (UFES) |
Liduino Pitombeira (UFRJ) | Luciane Cardassi |
Marcos Nogueira (UFRJ) | Norton Dudeque (UFPR) |
Rodolfo Coelho de Souza (USP) | |
Colaborador internacional
Roger Chaffin (University of Connecticut, USA).
Colaboradores recém-doutores
Darwin Pillar Corrêa (RS)
Lauro Pecktor de Oliveira (RS)
Título da Pesquisa
Teorias da Música no Brasil: Enredos Interdisciplinares
Objetivo
Ampliar e disseminar os estudos teórico-musicais interdisciplinares realizados no Brasil. As pesquisas incluem múltiplos perfis (historiográfico, analítico, crítico, empírico), considerando o estado da arte em cada interdisciplinaridade. Interdisciplinaridades: Teoria da Música e Artes; Teoria da música e Ciências biológicas (fisiologia, fonoaudiologia, educação física); Teoria da Música e Ciências exatas (matemática, ciência da computação); Teoria da Música e Crítica genética; Teoria da Música e Engenharia de sistemas; Teoria da Música e Filosofia (Estética); Teoria da Música e Psicanálise (lacaniana); Teoria da Música e Psicologia (cognitiva, experimental); Teoria da Música e Semiótica (peirciana); Teoria da Música e Sociologia das relações étnico-raciais; Teoria da Música e Teoria literária.
Grupos de Estudo da TeMA (já encerrados)
Produção Teórica e Analítica no Brasil: trajetórias e identidades
Coordenador:
Prof. Dr. Carlos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro (calmada@globo.com)
Membros:
Carlos Almada | Carole Gubernikof |
Daniel Moreira de Sousa | Ernesto Hartmann) |
Liduino Pitombeira | Marcos Nogueira |
Maria Lúcia Pascoal | Paulo de Tarso Salles |
Pedro Filho Amorim | Rafael Moreira Fortes |
Histórico
Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), GE-PROTAB tem como objetivo a construção da memória dos estudos teórico-analíticos no Brasil. Com viés histórico, o GE-PTAB visa ao mapeamento da produção teórico-analítica no Brasil, ao seu estudo crítico, à sua consequente divulgação em âmbito nacional e internacional, incentivando sua utilização no contexto acadêmico lusófono.
“Vocabulário teórico-analítico na língua portuguesa: consensos e dissensos”
Coordenador
Prof. Dr. Norton Dudeque, Universidade Federal do Paraná (nortondudeque@gmail.com)
Membros
Antenor Ferreira Corrêa | Cristina Capparelli Gerling |
Edson Hansen Sant’Ana | Gabriel Navia |
João Pedro de Oliveira | Maria Alice Volpe |
Norton Dudeque | Ricardo Bordini |
Histórico
Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), o GE-VOTALP tem como objetivo inicial o mapeamento e a racionalização do vocabulário teórico-analítico na língua portuguesa. A partir dos consensos e dissensos, pretende-se a realização de um estudo crítico da terminologia utilizada no contexto acadêmico nacional, com a finalidade de estabelecer um vocabulário crítico, evitando duplicidades terminológicas, ambiguidades e distorções semânticas. A meta do grupo é a publicação de um dicionário de termos técnicos para o campo de estudos teórico-analítico em língua portuguesa.
“Narratividade e Narratografia na Música Brasileira”
Coordenador
Prof.ª Dr.ª Ilza Nogueira, Universidade Federal da Paraíba (nogueira.ilza@gmail.com)
Conselho consultivo:
Celso Loureiro Chaves
Michael Klein
Lawrence Kramer
Membros
Acácio Piedade | Alex Pochat |
Alfredo Moura | Bruno Angelo |
Daniel de Souza Mendes | Daniel Zanella dos Santos |
Fausto Borém | Ilza Nogueira |
Paulo Costa Lima | Priscila Medina Gubert |
Rodolfo Coelho de Souza | Rodrigo Garcia |
Solon Santana Manila | |
Histórico
Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), o GE-NMB se dedica ao estudo da narratividade na música brasileira sob os diversos pontos de vista que se apliquem ao estudo da música enquanto discurso potencialmente comunicativo, significativo e sugestivo. Trata-se, portanto, de valorizar o olhar hermenêutico e crítico em relação à poiesis e à estesis musical, considerando a música enquanto idéia textualmente estruturalizada, produto estético histórica e culturalmente localizado e ideologicamente contextualizado nos diversos subsistemas da cultura brasileira. Especificamente, os estudos do GE-NAMB objetivam: 1) Gerar um corpo de conhecimentos sobre a construção narrativa nos níveis poiético e estésico, considerando suas evidências na escritura musical ou na sua interpretação, bem como a inserção dessas evidências e respectivos autores nas tradições que lhe dizem respeito. 2) Estudar os processos narrativos em diferentes gêneros musicais: instrumental, vocal-instrumental, cênico-musical, trilhas, multimeios. 3) Observar pontos de convergência e divergência no que diz respeito à narratividade musical nos diferentes subsistemas culturais brasileiros. 4) Desenvolver uma literatura crítica sobre o tema.