Bem Vindo à TeMA

Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical

Banner Tema Saiba Mais

Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical

A Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) visa ao desenvolvimento dos campos teórico e analítico da pesquisa musical no Brasil, de forma ampla e irrestrita. Seus interesses incluem os repertórios de todas as culturas, o aspecto formal e o crítico em abordagens hermenêuticas, cognitivas, sistemáticas e históricas, integrando as perspectivas do ouvinte, do compositor, do executante e do educador. Através de um programa de conferências regulares, de publicações impressas e eletrônicas, promove-se a disseminação do conhecimento teórico e analítico, com especial atenção à produção brasileira. Articulando-se com outras sociedades congêneres internacionais, objetiva-se promover um intercâmbio ativo e diversificado entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Nosso canal de comunicação para associados está disponível na lista de discussão da TeMA.

Adesão

Poderão associar-se à Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) músicos pesquisadores e educadores com produção reconhecida em Teoria e Análise musical, assim como estudantes de graduação e pós-graduação em Música com produção reconhecida em Teoria e Análise musical, que sejam brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.
Os interessados deverão preencher o formulário de adesão e enviar a cópia do comprovante de pagamento da anuidade, efetuado por depósito na conta corrente abaixo indicada, para a tesouraria da Associação, através do e-mail: cassiacarrascozabomfim@usp.br.
Para as categorias “estudantes de pós-graduação” e “estudantes de graduação” é necessário anexar cópia do comprovante de matrícula no período letivo em curso. Formulário disponível no menu ‘Sócios’.

Valores da taxa anual de associação:

  • Sócios efetivos (profissionais): R$ 150,00 (cento e cinquenta reais)
  • Sócios estudantes: R$ 80,00 (oitenta reais)
  • Em caso de dúvidas, contatar a diretoria (diretoria@tema.mus.br).

Conta bancária:

Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical – TeMA
CNPJ: 24.454.503/0001-03
Banco Bradesco – 237
Agência 0441-3
Conta corrente n. 3087-2

Publicações

img

Revista Musica Theorica

Publicação semestral, em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português), com corpo editorial específico, que visa à publicação de estudos independentes do campo teórico-analítico da Música.

Acesse Aqui
img

TeMA Informativo

Publicação quadrimestral, em português, com corpo editorial específico, que objetiva informar a comunidade acadêmica da Música sobre a atualidade do campo de estudos teórico-analítico a nível internacional, bem como evidenciar as principais atividades da TeMA e dos seus associados (pesquisas em andamento, artigos publicados, livros editados e atividades desenvolvidas em encontros e congressos nacionais e internacionais).

Acesse Aqui
img

Anais dos Congressos da TeMA

Publicações bienais, em três idiomas (português, inglês ou espanhol), com corpo editorial específico, visando aos trabalhos apresentados nas ‘Seções de Comunicações’ dos eventos da TeMA (Congressos e Encontros). Os trabalhos publicados são textos acadêmicos referentes aos campos de estudo teórico e analítico da Música.

Acesse Aqui
img

Série Congressos da TeMA

Livros eletrônicos temáticos, de periodicidade bienal, no idioma português, com corpo editorial específico, visando a trabalhos selecionados apresentados nos congressos da TeMA. Os ensaios publicados são textos acadêmicos referentes aos campos de estudo teórico e analítico da Música.

Acesse Aqui

Os eventos da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical contam com a presença de músicos, pesquisadores e educadores nos campos das teorias composicional e analítica, estudantes de graduação e pós-graduação em qualquer habilitação da Música, os eventos da TeMa tem como finalidade da promoção de discussões temáticas atuais que possam estimular a integração do desenvolvimento das teorias musicais no país à atualidade internacional. Com ampla representação institucional, a TeMA realiza eventos que incentivam intercâmbios acadêmicos ao tempo em que fomentam o interesse pelos estudos teórico-analíticos em geral e pela didática de disciplinas teóricas da Música, de forma especial.

Grupos de estudo

O Ensino da Teoria e Análise Musical: reflexões e proposições

Coordenadores: Prof.ª Dr.ª Any Raquel Carvalho (anyraquelcarvalho@gmail.com); Prof.ª Dr.ª Carole Gubernikoff (carole.gubernikoff@gmail.com)

Constituído por ocasião do III Encontro da TeMA (João Pessoa, 3-5 de Outubro de 2018), GE-ETAM tem como objetivo refletir sobre o ensino da teoria e análise musical na contemporaneidade, em especial, no contexto brasileiro. Partindo de um mapeamento das formas em que as diferentes disciplinas teóricas se “protagonizam” no cenário acadêmico brasileiro, em níveis de graduação e pós-graduação, visa-se à construção de um estudo crítico sobre a didática da Teoria e Análise Musical nas instituições de ensino superior do país. Considerando o perfil dos gestores, grupos de pesquisa, enfoques, métodos, suportes didáticos, interlocuções disciplinares, etc., o grupo também objetiva a promover a interação profissional e institucional, bem como estimular a interlocução com o cenário acadêmico internacional.

Lista de discussão
Produção Teórica e Analítica no Brasil: trajetórias e identidades

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Almada, Universidade Federal do Rio de Janeiro (calmada@globo.com)

Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), GE-PROTAB tem como objetivo a construção da memória dos estudos teórico-analíticos no Brasil. Com viés histórico, o GE-PTAB visa ao mapeamento da produção teórico-analítica no Brasil, ao seu estudo crítico, à sua consequente divulgação em âmbito nacional e internacional, incentivando sua utilização no contexto acadêmico lusófono.

Lista de discussão
Vocabulário teórico-analítico na língua portuguesa: consensos e dissensos

Coordenador: Prof. Dr. Norton Dudeque, Universidade Federal do Paraná (nortondudeque@gmail.com)

Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), o GE-VOTALP tem como objetivo inicial o mapeamento e a racionalização do vocabulário teórico-analítico na língua portuguesa. A partir dos consensos e dissensos, pretende-se a realização de um estudo crítico da terminologia utilizada no contexto acadêmico nacional, com a finalidade de estabelecer um vocabulário crítico, evitando duplicidades terminológicas, ambiguidades e distorções semânticas. A meta do grupo é a publicação de um dicionário de termos técnicos para o campo de estudos teórico-analítico em língua portuguesa.

Lista de discussão
Narratividade e Narratografia na Música Brasileira

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Ilza Nogueira, Universidade Federal da Paraíba (nogueira.ilza@gmail.com)

Constituído por ocasião do I Congresso da TeMA (Salvador, 9-12 de Novembro de 2014), o GE-NMB se dedica ao estudo da narratividade na música brasileira sob os diversos pontos de vista que se apliquem ao estudo da música enquanto discurso potencialmente comunicativo, significativo e sugestivo. Trata-se, portanto, de valorizar o olhar hermenêutico e crítico em relação à poiesis e à estesis musical, considerando a música enquanto idéia textualmente estruturalizada, produto estético histórica e culturalmente localizado e ideologicamente contextualizado nos diversos subsistemas da cultura brasileira. Especificamente, os estudos do GE-NAMB objetivam: 1) Gerar um corpo de conhecimentos sobre a construção narrativa nos níveis poiético e estésico, considerando suas evidências na escritura musical ou na sua interpretação, bem como a inserção dessas evidências e respectivos autores nas tradições que lhe dizem respeito. 2) Estudar os processos narrativos em diferentes gêneros musicais: instrumental, vocal-instrumental, cênico-musical, trilhas, multimeios. 3) Observar pontos de convergência e divergência no que diz respeito à narratividade musical nos diferentes subsistemas culturais brasileiros. 4) Desenvolver uma literatura crítica sobre o tema.

Lista de discussão