Visão Geral

Nas últimas décadas, acompanhamos uma grande transformação no campo da comunicação, intensificada pela necessidade de superar as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. Nossa capacidade de adaptação tem sido colocada à prova desde então de forma radical, na busca de soluções criativas, reavaliando objetivos, conteúdos e práticas. Não apenas as condições de trabalho e de existência, mas as próprias pessoas no seu modo de ser, aprender, ensinar, agir, seus desejos e necessidades estão em franca transformação. Quais valores professar, quais práticas adotar? Às portas do presente milênio, Ítalo Calvino comentava: “numa época em que outros media triunfam, dotados de uma velocidade espantosa e de um raio de ação extremamente extenso, arriscando reduzir toda comunicação a uma crosta uniforme e homogênea, a função da literatura é a comunicação entre o que é diverso pelo fato de ser diverso, não embotando mas antes exaltando a diferença” (CALVINO, 2000, p. 58). Escritas em 1988, tais palavras continuam a fazer sentido ainda que troquemos literatura por teoria e análise, pois são justamente elas que propiciam e fundamentam a comunicação entre distintos modos de fazer, pensar e ensinar música, sem reducionismos ou generalizações.

Convidamos pesquisadores, educadores e estudantes que se dedicam à teoria e à análise musical a participarem deste Encontro com a finalidade de propiciar um amplo debate sobre este assunto, incentivar intercâmbios acadêmicos e fomentar o interesse pelos estudos teórico-analíticos em geral. Sugere-se a adesão aos seguintes eixos temáticos:

 

Eixos Temáticos Específicos:

  1. Interfaces entre teoria, análise e performance musical

  2. Interfaces entre teoria, análise e composição musical

  3. Desafios pedagógicos na área de teoria e análise musical na contemporaneidade

  4. Aportes da cognição musical para o campo teórico-analítico

  5. Os impactos da tecnologia na teoria e análise musical

  6. Desdobramentos da inteligência artificial no campo teórico-analítico

  7. Recepção e impacto de teorias musicais estrangeiras no ensino e na aprendizagem no país.


Eixos Temáticos Gerais:

  1. Teoria e análise nos contextos tonal e pós-tonal

  2. Teoria e análise da música popular

  3. Ontologias e epistemologias da análise musical: reflexões sobre o estado da arte

  4. Interdisciplinaridades teórico-analíticas

  5. Temática livre