Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Musica Theorica?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 Normas para publicação de trabalhos

 Orientações gerais

 Os artigos submetidos devem ser enviados online, conforme instruções contidas no sistema (http://tema.mus.br/revistas). O processo de submissão é dividido em cinco passos (“aceite das condições”, “transferência do arquivo do texto”, “informe de dados sobre o texto”, “transferência de arquivos suplementares”, e “confirmação da submissão”). O processo de avaliação só terá início, se o envio do artigo obedecer à “Política de Seções” e às demais recomendações abaixo descritas. Caso verifique-se alguma incongruência neste sentido, o processo é suspenso até que o autor responda à comunicação da editoria, reencaminhando a submissão com a adequação solicitada.

Os trabalhos submetidos a publicação serão analisados por pares (especialistas reconhecidos, de diferentes instituições) que integram o Conselho Editorial ou o Corpo de Pareceristas ad hoc, que arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação. O texto encaminhado aos avaliadores não terá identificação de autoria, bem como o anonimato dos avaliadores está assegurado, permitindo-lhes inteira liberdade para julgamentos e avaliações. Poderão ser sugeridas aos autores reformulações do texto ou adaptações às normas editoriais. A Editoria reserva-se o direito de fazer pequenas modificações nos textos originais para adequá-los aos padrões gráficos e editoriais da Revista e agilizar o processo de publicação. Modificações de estrutura e de conteúdo mais substanciais serão acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações no texto após sua avaliação e aceitação para publicação. Casos específicos serão resolvidos pela Equipe Editorial.

Folha de rosto (Documento suplementar-“transferência de arquivos suplementares”)

 

A folha de rosto do artigo (que não será encaminhada aos pareceristas para assegurar o anonimato no processo de avaliação) é um documento obrigatório para a submissão do trabalho e deverá ser enviada à parte como “documento suplementar” (ver 4º passo do processo de submissão), contendo:

a) o título e o subtítulo (se houver);

b) os nomes dos autores (na ordem que deverão ser publicados), seus vínculos institucionais, endereços residenciais, telefones e e-mails; breves informações profissionais (com no máximo 400 caracteres);

c) indicação da agência financiadora ou de fomento, quando for o caso.


Diretrizes para artigos

Os artigos deverão ser inéditos e encaminhados com a seguinte formatação:

  • Tamanho: 6.000 a 12.000 palavras (sem incluir título, resumo, palavras-chave e referências)
  • Formato: .doc ou .rtf (até 5Mb).
  • Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Parágrafo: espaçamento 1,5; alinhamento justificado.

Durante a edição, os artigos serão adaptados ao projeto e formato editorial da Revista Musica Theorica.

 

Texto: a primeira página do artigo deve conter:

Título, resumo e palavras-chave apresentados na língua utilizada no artigo; para trabalhos em português e espanhol incluir título, resumo e palavras-chave em inglês e para trabalhos escritos em inglês, incluir título, resumo e palavras-chave em português.

Resumo contendo campo de estudo, objetivo, metodologia, resultados e conclusões com cerca de 300 palavras, formatado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, alinhamento justificado.

Palavras-chave: de três (3) a cinco (5), alinhamento à esquerda.

Seções: no caso de subdivisão do texto em seções, os títulos das mesmas deverão ser escritos em negrito (fonte Times New Roman 12).

Exemplos musicais, Gráficos e Figuras devem ser inseridas no corpo do texto, com a devida numeração (por exemplo, Fig. 1 ou Fig. 2 e 3) e acompanhadas de legenda sucinta com extensão máxima de 3 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração). Após a aprovação do artigo, as imagens poderão ser solicitadas separadamente em arquivo .jpeg ou .tiff, com resolução mínima de 600 dpi.

Tabelas e quadros devem ser inseridos no texto com a devida numeração (por exemplo, Tab. 1 ou Tab. 2 e 3) e acompanhados de legenda sucinta com extensão máxima de 3 linhas (Times New Roman 10, espaço simples, inserida abaixo da ilustração).

Símbolos musicais tais como sustenido, bemol, bequadro etc. podem ser inseridos no texto utilizando a fonte Bach de Yo Tomita disponível gratuitamente em http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont

Referências: As indicações das fontes entre parêntesis, seguindo o sistema autor­data, devem ser estruturadas da seguinte forma:

Uma obra, com um autor: (Meyer 1994, p.15)

Uma obra, com dois autores (ou três): (Cohen; Manio 1994, p.30)

Uma obra, com mais de três autores: (MOURA et al., 2002, p.15-17)

Referências no final do artigo:

Wason, Robert W. 1995. Viennese harmonic theory from Albrechtsberger to Schenker and Schoenberg. Rochester, NY: University of Rochester Press.

Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Eds). 2005. The Sage handbook of qualitative research. 3rd ed. Thousand Oaks, London, New Delhi: Sage.

Bernard, Jonathan W. 1980. The principle and the elements: Rameau's “controversy with d'Alembert”. Journal of Music Theory, v. 24, n, 1, p. 37-62.

Citações:

Citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas (aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação), seguidas pela indicação da fonte, de acordo com o sistema autor-data. Citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, com recuo a 4 cm da margem esquerda, seguidas pela indicação da fonte de acordo com o sistema autor-data (sem aspas, fonte 11, espaço simples).

Notas de rodapé: todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé de página.

A versão final do artigo deverá conter:

  • Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) (Times New Roman 12, itálico, alinhamento à direita), seguido por instituição de vínculo e e-mail (Times New Roman 10, itálico, alinhamento à direita);
  • Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Os trabalhos devem ser encaminhados através do recurso "Submissões Online", encontrado na própria página da revista, devendo ser preenchidos todos os campos de informações requeridas. No campo "Resumo da Biografia" deverá ser fornecido Curriculum Vitae resumido com cerca de 120 palavras. Tais informações serão incluídas na revista, por ocasião de sua publicação, quando for o caso.


Guidelines for Articles

All articles should be unpublished and should follow the format specified below:

  • Word count: 6,000 to 12,000 words (not including general title, abstract, keywords and references)
  • Format: .doc or .rtf (up to 10Mb).
  • Margins: left, right, top and bottom of 2.5 cm.
  • Font type and size: Times New Roman, 12
  • Paragraphs: spacing of 1,5 and justified (both left and right justified)

During the editing process, articles will be adapted to the project and editorial format of the Musica Theorica Journal.

Text: The first page of the article should contain:

Title, abstract and keywords in the language used in the article (e.g. English, Spanish or Portuguese). For papers submitted in English, please also include title, abstract and keywords in Portuguese. For papers submitted in Portuguese and Spanish please also include title, abstract and keywords in English.

Abstract should give an overview of the field of study, background, aims, methodology, results and conclusions and should be no longer than 300 words, formatted in Times New Roman 12 font, single spaced, justified alignment.

Keywords: from three (3) to five (5), left alignment.

Sections: Where text is subdivided into sections, the titles of these sections should be written in bold, Times New Roman font type, size 12.

Music Examples, Graphics and Figures shall be in tiff or jpeg format (600dpi)

Tables may be set in word docx or image format (tiff or jpeg).

Figures and Music Examples should be inserted in the body of the text, with proper numbering (e.g. Figure 1 or Figure 2, etc. or Example 1, etc.) and should be accompanied by a succinct caption with a maximum length of 3 lines (Times New Roman 10, single spaced, inserted below the illustration). After approval of the article, the images may be requested separately in .jpeg or .tiff file, with a minimum resolution of 600 dpi.

Tables should be inserted in the text with the proper numbering (e.g. Table 1, etc.) and accompanied by a caption with a maximum extension of 3 lines (Times New Roman 10, single spaced, inserted below the illustration).

Musical symbols such as sharp, flat, natural etc. may be inserted in the text body using Bach font by Yo Tomita freely available in http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont

 

References in the body of the text: Indications of the sources should be structured in parentheses and follow the author date system as follows:

  • A single authored work: (Meyer 1994, p.15)
  • A work with two or three authors: (Denzin; Lincoln 2005, p.30) or (Cohen; Manion; Morrison 2000, p.36)
  • A work with more than three authors: (Creech, A. et al., 2008, p.216-17)

 

References at the end of the article:

Wason, Robert W. 1995. Viennese harmonic theory from Albrechtsberger to Schenker and Schoenberg. Rochester, NY: University of Rochester Press.

Denzin, N. K.; Lincoln, Y. S. (Eds). 2005. The Sage handbook of qualitative research. 3rd ed. Thousand Oaks, London, New Delhi: Sage.

Bernard, Jonathan W. 1980. The principle and the elements: Rameau's “controversy with d'Alembert”. Journal of Music Theory, v. 24, n, 1, p. 37-62.

 

Quotations:

Quotations of less than three lines must be inserted in the text and enclosed in double quotation marks (single quotation marks are used to indicate citation within the quotation). These short quotations should be followed by parentheses indicating the source, according to author date system.

Quotations which exceed three lines must be indented 4 cm from the left margin, followed by the indication of the source according to the author date system (no quotation mark, font size 11, single spaced).

Footnotes: All footnotes should be numbered and appear in the footer.

 

The final version of the paper should contain:

• Full name (s) of the author (s) (Times New Roman 12, italic, right alignment), followed by link and email address of the institution (Times New Roman 10, italic, right alignment);

• Articles are the sole responsibility of the author(s).

Papers should be submitted through the "Submissions Online" section on the journal's own page. All required fields must be completed. In the" Summary of Biography " field a short CV (Curriculum Vitae) of approximately 120 words must be provided, if the paper is about to be published.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir (em caso de verificação de desacordo com as normas, os textos submetidos serão devolvidos aos autores):

    a) a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra publicação;

    b) o arquivo eletrônico da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF, e não exige mais de 10 MB de armazenamento;

    c) o texto segue os padrões de estilo (formatação) e os requisitos de referenciação descritos na seção “Diretrizes para Autores”

    d) considerando as normas e procedimentos de um sistema de avaliação cega, o texto submetido segue as recomendações e instruções de anonimato disponíveis em “Assegurando a avaliação pelos pares cega”. Enfim, devem-se tomar todos os cuidados para não revelar a identidade de autores e avaliadores; isto exige que os autores, por sua parte, tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento, a seguir discriminadas:

    e) os autores podem citar nos trabalhos submetidos outros trabalhos de sua autoria, desde que em 3ª pessoa, ou seja, sem assumir sua autoria. Quando por qualquer razão de argumentação for necessário assumir a autoria de trabalhos anteriormente publicados (ou em fase de publicação), estes devem ser referenciados por “Autor, ano” e, preferencialmente, deve-se adotar o procedimento da paráfrase ao citá-los — devem-se evitar, pois, as transcrições literais de textos daqueles trabalhos.

    f) o(s) autor(es) deve(m) também concordar com os termos da “Declaração de Direito Autoral”, que inclui:

    g) o(s) autor(es) declara(m) que é(são) de fato autor(es) e titular(es) da propriedade intelectual da obra submetida e que a mesma não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros;

    h) o(s) autor(es) mantém(êm) os direitos autorais e concede(m) gratuitamente à Associação Brasileira de Teoria e Análise Musica (TeMA), editora de Musica Theorica, os direitos de primeira publicação, de eventual tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica;

    i) o(s) autor(es) tem(êm) autorização para assumir contratos adicionais, imediatamente após a publicação do trabalho na Revista, para distribuição não exclusiva do mesmo (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que assinalem o reconhecimento de publicação inicial nesta revista;

    j) considerando a possibilidade de aumento do impacto do trabalho publicado, o(s) autor(es) tem(êm) permissão e é(são) incentivado(s) a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em páginas eletrônicas pessoais), a qualquer momento, após sua publicação na Revista, devendo, contudo, assinalar o reconhecimento de publicação inicial em Musica Theorica;

    k) A editoria de Musica Theorica pode considerar a necessidade de efetuar alterações de ordem normativa, gramatical, ortográfica e de diagramação nos originais dos artigos submetidos, com vistas a manter a coerência gráfica da publicação e o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Fará então as devidas recomendações ao autor, que tem assim a oportunidade de aceitar ou não o recomendado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.