Programa

Clique no link a seguir para visualizar o programa da conferência.
Programação Geral do IV Congresso da TeMA

 

IV Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA)

Teoria Musical na América Latina: Heranças e Perspectivas

 

Programação Geral

 

Abertura

Dia 24 de novembro (quarta-feira) às 17:00 https://youtu.be/vHrOji8FByg

Encerramento

Dia 27 de novembro (sábado) às 18:30 https://youtu.be/jPetInpOQuA

 

Palestras

O Processo criativo em Música: ideação e discursividade

Ilza Nogueira (UFPB)

Dia 24 de novembro (quarta-feira) às 17:30 https://youtu.be/vHrOji8FByg

 

Notas conceptuales, teóricas y metodológicas sobre la teoría tópica, desde el sur del Sur

Melanie Plesch (University of Melbourne)

Dia 25 de novembro (quinta-feira) às 19:30 - https://youtu.be/yhQftNpQB9U

 

Journey Metaphors and Classical Expositions

Poundie Burstein (CUNY)

Dia 26 de novembro (sexta-feira) às 19:30 https://youtu.be/WmsArA7u--M

 

Combatting the conceptual confusion of conventional music theory

Philip Tagg (Leeds Beckett University/University of Salford)

Dia 27 de novembro (sábado) às 10:30 https://youtu.be/jPetInpOQuA

 

Mesas temáticas

1) A criação musical no Brasil: heranças e perspectivas

Damián Keller (NAC, UFAC/UFPB)

Paulo Costa Lima (UFBA)

Roberto Victorio (UFMT)

Liduíno Pitombeira (UFRJ)

Celso Loureiro Chaves (UFRGS)

Mediadora: Ilza Nogueira (UFPB)

Dia 24 de novembro (quarta-feira) às 19:00 https://youtu.be/vHrOji8FByg

 

2) Tópicas, narratividade e intertextualidade na música latino-americana

Melanie Plesch (University of Melbourne)

Paulo de Tarso Salles (USP)

Acácio Piedade (UDESC)

Juan Francisco Sans (Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín)

Dia 26 de novembro (sexta-feira) às 17:30 https://youtu.be/WmsArA7u--M

 

3) Desafios e perspectivas no ensino da teoria e análise musical na América Latina: referenciais teóricos e repertórios

Diego Madoery (Universidad Nacional de la Plata)

Carlos Almada (UFRJ)

Orlando Fraga (UNESPAR)

Pilar Jovanna Holguín (Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia)

Dia 27 de novembro (sábado) às 14:00 - https://youtu.be/jPetInpOQuA

 

Lançamento de livros

 

Journeys Through Galant Expositions (Oxford University Press, 2020)

Poundie Burstein (CUNY)

Heitor Villa-Lobos’s Bachianas Brasileiras: Intertextuality and Stylization (Routledge, 2021)

Norton Dudeque (UFPR)

Charly y la Máquina de Hacer Música: Un Viaje por el Estilo Musical de Charly Garcia (1972–1996) (Gourmet Musical, 2021)

Diego Madoery (Universidad Nacional de la Plata)

Dia 26 de novembro (sexta-feira) às 16:00https://youtu.be/WmsArA7u--M

 

 

Prêmio TeMA 2021 – Categoria Sênior

Sessão de Premiação

Nesta edição, o Prêmio TeMA homenageará um pesquisador pela relevância e impacto de sua obra na área de Teoria e Análise no Brasil.

Dia 27 de novembro (sábado) às 17:30https://youtu.be/jPetInpOQuA

 

Comunicações

 

Comunicações convidadas

1) Performance, audiovisual e música telemática em tempos de pandemia

Cássia Carrazcosa Bomfim (USP)

Dia 25 de novembro (quinta-feira) às 19:00 - https://youtu.be/yhQftNpQB9U

2) Grisey's Talea: Musical Representation as an Interactive 3D Map

Anne Sophie Andersen (UC Irvine) e Derek Kwan (Georgia Institute of Technology)

Dia 26 de novembro (sexta-feira) às 14:00 ­- https://youtu.be/WmsArA7u--M

Sessões de comunicações

Sessão 1a: Teoria e análise em contextos pós-tonais

Dia 25 de novembro (quinta-feira) 17:00–19:00

Sessão 1b: Teoria e análise em contextos tonais

Dia 25 de novembro (quinta-feira) 17:00–19:00

Sessão 2a: Teorias modelares

Dia 26 de novembro (sexta-feira) 8:30–10:00

Sessão 2b: Teorias derivacionais

Dia 26 de novembro (sexta-feira) 8:30–10:00

Sessão 3a: Interfaces entre análise e composição

Dia 26 de novembro (sexta-feira) 10:30–12:00

Sessão 3b: Interfaces entre teoria e prática na análise e na pedagogia

Dia 26 de novembro (sexta-feira) 10:30–12:00

Sessão 4a: Interfaces entre análise musical e performance

Dia 26 de novembro (sexta-feira) 14:30–16:00

Sessão 4b: Intertextualidade, narratividade e significado em música

Dia 26 de novembro (sexta-feira) 14:30–16:00

Sessão 5a: Teoria e análise da música popular

Dia 27 de novembro (sábado) 8:30–10:30

Sessão 5b: Pedagogia da teoria musical em perspectiva histórica

Dia 27 de novembro (sábado) 8:30–10:30

Sessão 6a: Materias folclóricos em perspectiva analítica

Dia 27 de novembro (sábado) 16:00–17:30

 

 

Sessão 1a: Teoria e análise em contextos pós-tonais 25/11 (quinta-feira) 17:00–19:00

Moderador: Maria Lúcia Pascoal                                   Link: https://youtu.be/98HpSta5cuk

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

17:00–17:30

Almeida Prado, um artista pós-moderno?

Gregório Oliveira

USP

17:30–18:00

“Ilha de Coral”, de Almeida Prado: um estudo analítico

 

Gregório Oliveira

Adriana Moreira

USP

18:00–18:30

Bored with minimalism:  John Adams’ first attempt at convoluting simplicity

Adriana Jarvis Twitchell

UDESC

18:30–19:00

Un acercamiento analítico a “Pancha y Elisa” a través de sus leitmotivs

 

Yanina Daniluk

 

Universidad Nacional de Asunción (Paraguay)

Sessão 1b: Teoria e análise em contextos tonais 25/11 (quinta-feira) 17:00–19:00

Moderador: Cristina Gerling                                        Link: https://youtu.be/kjikzPq_i3w

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

17:00–17:30

The Use of Roving Harmonies in Leopoldo Miguez's Music

Desireé Mayr

UNEB

17:30–18:00

El tritono como organizador del sistema tonal

Alejandro Barbot

Universidad de la República

(Uruguai)

18:00–18:30

Acordes de sexta aumentada e o âmbito tonal expandido: uma perspectiva neo-dualista

Gabriel Navia

Gabriel Venegas Carro

UNILA

Universidad de Costa Rica

18:30–19:00

Procesos bidimensionales en la macroforma musical

Juan Manco

Fundación Universitaria Bellas Artes

(Colômbia)

Sessão 2a: Teorias modelares 26/11 (sexta-feira) 08:30–10:00

Moderador: Antenor Ferreira Corrêa                Link: https://youtu.be/1AjRHbDShYw

Hora

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

8:30–9:00

Teoria da Informação: uma avaliação de seu impacto sobre pesquisadores brasileiros

Aline Guterres Morim

Arthur Rinaldi

UFSM

9:00–9:30

HarmonIA: um software experimental para manipulação de sucessões cordais geradas por um modelo preditivo conexionista

 

Fernando Rauber Gonçalves

UFRGS

9:30–10:00

Modelagem gestáltica do Ponteio nº 30 de Camargo Guarnieri

 

Liduino Pitombeira

Helder Alves de Oliveira

UFRJ e UEMA

 

Sessão 2b: Teorias derivacionais 26/11 (sexta-feira) 08:30–10:00

Moderador: Pauxy Gentil-Nunes                      Link: https://youtu.be/KoL9DPrBxhU

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

8:30–9:00

Héctor Tosar’s “Grupos de Sonidos” and their Derived Forms

Luis Jure

Universidad de la República

(Uruguai)

9:00–9:30

Derivação nas variações I a III das “Variações Goldberg” de J. S. Bach

Ariane Petri

UFRJ

 

Sessão 3a: Interfaces entre análise e composição 26/11 (sexta-feira) 10:30–12:00

Moderador: Acácio Piedade                  Link: https://youtu.be/1AjRHbDShYw

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

10:30–11:00

A pesquisa em processos de criação colaborativa e criatividade composicional no Brasil: cenários e desafios

Guilherme Bertissolo

Paulo Roberto P. da Fonseca Filho

Lisa M. Gusmão

Alex C. Marques

UFBA

11:00–11:30

Pesquisa em andamento - Falando em ritmo e melodia: prosódia e índice normativa na composição musical

Heather Jennings

Guilherme Bertissolo

UFBA

11:30–12:00

O uso de processos estocásticos como recurso criativo no desenvolvimento de um sistema composicional

 

Ana Miccolis

UFRJ

 

Sessão 3b: Interfaces entre teoria e prática na análise e na pedagogia 26/11 (sexta-feira) 10:30–12:00

Moderador: Orlando Fraga                   Link: https://youtu.be/KoL9DPrBxhU

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

10:30–11:00

Choros no. 2 à luz das propostas analíticas de Nicholas Cook

Sammille Bonfim

UFB

11:00–11:30

Mapeando as análises musicais realizadas por performers: como tornar o ensino da análise musical para alunos de bacharelado em instrumento relevante para a sua prática musical?

Wesley Higino

 

FAMES

11:30–12:00

Teleologia das disciplinas de contraponto e harmonia

Marcio Spartaco Landi

UECE

 

Sessão 4a: Interfaces entre análise musical e performance 26/11 (sexta-feira) 14:30–16:00

Moderador: Desirée Mayr                    Link: https://youtu.be/1AjRHbDShYw

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

14:30–15:00

Justaposição funcional em peças para dois pianos de Francisco Mignone

Alexandre Dietrich

Maria Bernardete Castelan Póvoas

UDESC

15:00–15:30

Estruturas musicais, gestos pianísticos e expressividade - aspectos integrados em um sistema de análise aplicado à prática da Sonata para piano de Frederico de Freitas

Maria Bernardete Castelan Póvoas 

UDESC

15:30–16:00

Perspectivas interpretativas nas Toccatas em Ritmo de Samba nº 1 e nº 2 para violão de Radamés Gnattalli mediadas pelas diretrizes analíticas de Jan LaRue

José Rui Pedroso

Marcos Kröning Corrêa

Maria Bernardete Castelan Póvoas 

UDESC

 

Sessão 4b: Intertextualidade, narratividade e significado em música 26/11 (sexta-feira) 14:30–16:00

Moderador: Gabriel Henrique Bianco Navia     Link: https://youtu.be/KoL9DPrBxhU

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

14:30–15:00

Intertextualidade entre Miguéz e Liszt na “Sinfonia Op. 6 em Si bemol” (1882) de Leopoldo Miguéz

Vitor Giovannitti

 

USP

15:00–15:30

Narratividade e Intertextualidade nas paráfrases operísticas de F. Liszt (1811-1886) sobre as óperas de V. Bellini (1801-1835)

Thiago Teixeira

UNESPAR

15:30–16:00

A Hermeneutic Approach to the Composition “The Azalea” (2020)

Sa Ra Park

Texas State University (EUA)


Sessão 5aTeoria e análise da música popular 27/11 (sábado) 08:30–10:30

Moderador: Cleisson Melo                    Link: https://youtu.be/1-pzWVREPrI

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

08:30–09:00

O espaço de probabilidades harmônicas na música de Jobim

Hugo Carvalho

Carlos Almada

UFRJ

UFRJ

09:00–09:30

Procedimentos de deformação formal no repertório de Choro

Cibele Palopoli

USP

09:30–10:00

Algunas consideraciones formales y armónicas en la zamba argentina

Alejandro Martinez

Edgardo Rodriguez

Universidad Nacional de La Plata

(Argentina)

10:00–10:30

Sobreposição de camadas musicais através da utilização de riff’s

Sólon Mendes

UFRB

 

Sessão 5b: Pedagogia da teoria musical em perspectiva histórica 27/11 (sábado) 08:30–10:30

Moderador: Guilherme Bertissolo                     Link: https://youtu.be/RFxELUyP1bM

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

08:30–09:00

Partimentos com graus conjuntos: uma perspectiva para a análise e realização de esquemas de contraponto e harmonia

Fernando Tavares

Diósnio Machado Neto

Gustavo Caum e Silva

USP

09:00–09:30

De alto a baixo – um caminho analítico pelas categorias de estilo de J. Burmeister

Cassiano Barros

UDESC

09:30–10:00

Música, nacionalismo y pedagogía de la armonía en el Real Conservatorio Superior de Música de Madrid: el caso de Enrique Massó Ribot (1906-1995)

Noel Torres Rivera

University of Missouri-Kansas City Conservatory

(EUA)

10:00–10:30

Erwin Leuchter: um professor alemão falando sobre a harmonização de Corais de J. S. Bach na América Latina

Leonardo Marques

Sergio Paulo R. de Freitas

UDESC

Sessão 6a: Materiais folclóricos em perspectiva analítica 27/11 (sábado) 16:00–17:30

Moderador: Achille Picchi                    Link: https://youtu.be/RFxELUyP1bM

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

16:00–16:30

Procedimentos de estilização do folclore na Suíte n°2 (Nordestina) de César Guerra-Peixe

Ísis Natali Cardoso

UNICAMP

16:30–17:00

Short Notes on Strong Beats: Case Studies in African and Afro-Diasporic Meter

Lina Sofia Tabak

CUNY Graduate Center (EUA)

17:00–17:30

Songs of the People - The Use of Folkloric and Traditional Brazilian Music Styles by Contemporary Brazilian Composers

João Martins

University of California (EUA)

 

 

Sessão 6b: Análise de repertório contemporâneo 27/11 (sábado) 16:00–17:30

Moderador: Carole Gubernikoff                        Link: https://youtu.be/1-pzWVREPrI

Horário

Título da comunicação

Autor(es)

Instituição

16:00–16:30

Projeção do material sonoro no tempo: processos analíticos aplicados em “Talea” de Grisey

Willsterman Sottani

Eduardo Assad Sahid

Thais Araujo de Moraes

UFJF

16:30–17:00

Questões acerca da análise de repertório vocal contemporâneo

 

Felipe Perez

Arthur Rinaldi

UNESP

 

 

 



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical