Visão Geral

É com prazer que anunciamos o IV Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA), a ser realizado virtualmente entre os dias 24 e 27 de novembro de 2021. Com a temática “Teoria Musical na América Latina: Heranças e Perspectivas”, propõe-se, nesta edição, a reflexão sobre o fazer teórico e analítico no contexto da América Latina, uma região formada por países que, para além de suas particularidades, compartilham histórias, saberes, interesses, desafios e experiências musicais.

Nas últimas décadas, acompanhamos a crescente produção latino-americana na área de teoria e análise musical, bem como o maior protagonismo da área em programas de graduação e pós-graduação. Tal constatação nos provoca a refletir sobre os caminhos que a disciplina trilhou até o momento e, ao mesmo tempo, sobre nossas expectativas com respeito a seu futuro na região. Quais são os desafios e interesses que têm orientado a produção teórico-analítica na América Latina? O que significa fazer teoria musical na América Latina? Qual é o lugar da disciplina? E como esta produção se faz notar nos nossos cursos de graduação e pós-graduação?

Além de refletir sobre nossa própria atividade, não podemos deixar de considerar como temos interagido com os conhecimentos provenientes da Europa e da América do Norte, grandes centros da produção intelectual na área. Como estes repertórios têm moldado a nossa atividade? Estas teorias respondem às nossas perguntas? Como estes saberes podem ser transformados para se adequarem aos nossos desafios? Que problemáticas próprias da região não são abordadas pela produção estrangeira?

Convidamos pesquisadores, educadores e estudantes que se dedicam à teoria e à análise musical a participarem deste congresso com a finalidade de propiciar um amplo debate sobre este assunto, incentivar intercâmbios acadêmicos e fomentar o interesse pelos estudos teórico-analíticos em geral.

 

Comissão Organizadora

Gabriel Navia (UNILA - coordenador), Norton Dudeque (UFPR), Gabriel Ferrão (UNILA), Guilherme Sauerbronn (UDESC) e Gabriel Venegas (Universidad de Costa Rica)

 

Comissão Científica

Ilza Nogueira (UFPB - coordenadora), Acácio Piedade (UDESC), Achille Picchi (UNESP), Antenor Ferreira (UnB), Any Raquel Carvalho (UFRGS), Carlos Almada (UFRJ), Carole Gubernikoff (UNIRIO), Celso Chaves (UFRGS), Cleisson Melo (UFCG), Cristina Gerling (UFRGS), Didier Guigue (UFPB), Ernesto Hartmann (UFES), Fausto Borém de Oliveira (UFMG), Guilherme Bertissolo (UFBA), Hernán Gabriel Vázquez (Instituo Carlos Vega, AR), José Orlando Alves (UFPB), Orlando Fraga (UNESPAR), Liduino Pitombeira (UFRJ), Marcos Nogueira (UFRJ), Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP), Paulo Costa Lima (UFBA), Pauxy Gentil-Nunes (UFRJ), Ricardo Bordini (UFMA), Roberto Kolb (UNAM/MX), Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas (UDESC) e Silvio Merhy (UNIRIO)



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical