Programa

2014

9 Nov (Domingo)

10 Nov (2.ª feira)

11 Nov (3.ª feira)

12 Nov 4.ª feira)

09:00h - 10:30h

MESA TEMÁTICA

Teorias do Compor: a contemporaneidade brasileira

Moderador: N. Dudeque (UFPR)

Expositores: L. Pitombeira (UFRJ); M. Onofre (UFPB); S. Freire (UFMG); R. Coelho de Souza (USP)

CONFERÊNCIA

M. Klein (Temple University)

Music and Narrative Since 1900: the hermeneutic challenge of contemporary analysis

CONFERÊNCIA

L. Kramer (Fordham University)

In Search of Music: Language, Analysis, and Care

10:30h - 11:00h

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

11:00h - 12:30h

MESA TEMÁTICA

Teorias do Compor: a contemporaneidade baiana

Moderador: M. Nogueira (UFRJ)

Expositores: F. Cerqueira (UFBA); G. Bertissolo (UFBA); M. Sampaio (UFBA); P. Rios Filho (UFMA)

MESA TEMÁTICA

Análise Musical como Discurso Crítico

Moderador: M.ª Alice Volpe (UFRJ)

Expositores: Marcos Nogueira (UFRJ); P. Costa Lima (UFBA); P.de T. Salles (USP); C. Gubernikoff (UNIRIO)

MESA TEMÁTICA

A Língua Portuguesa e o Vocabulário Teórico-analítico: mapeamento e racionalização

Moderador: M.ª Lucia Pascoal (UNICAMP)

Introdução: L. Kramer (Fordham University)

Expositores: A. Piedade (UDESC); C. Gerling (UFRGS); R. Bordini (UFMA); N. Dudeque (UFPR)

12:30h - 14:00h

ALMOÇO

ALMOÇO

ALMOÇO

14:00h - 16:00h

ASSEMBLEIA GERAL

(Auditório da EMus/UFBA)

Seções de Comunicações

- Perspectivas Sistemáticas da Composição e Análise Musical (Sala 201)

- As Dimensões Cognitiva e Hermenêutica da Análise Musical (Sala 202)

- Circuitos e Diálogos entre Composição e Análise (Sala203)

FÓRUM TEMÁTICO

Programas de Pós-graduação em Composição no Brasil: pesquisa e produção artística

Moderador: D. Guigue (UFPB)

Debatedores: A. F. Correa (UnB); E.-E. Moura (UFPB); M. Nogueira (UFRJ); P. Lima (UFBA); S. Freire (UFMG); R. Coelho de Souza (USP)

16:00h - 16:30h

Credenciamento

INTERVALO

INTERVALO

INTERVALO

16:30h - 18:30h

Abertura

(Salão Nobre/Reitoria da UFBA)

Grupos de estudos

Produção Teórico-analítica no Brasil (Sala 201)

Vocabulário Teórico-analítico...

(Sala 202)

Música e Narratividade

(Sala 203)

Grupos de estudos

Produção Teórico-analítica no Brasil

(Sala 201)

Vocabulário Teórico-analítico...

(Sala 202)

Música e Narratividade

(Sala 203)

MESA TEMÁTICA

Expectativas para a TeMA: uma visão multidisciplinar

Moderador: C. Gubernikoff (UNIRIO)

Introdutor: M. Klein (Temple University);

Debatedores: J. P. Oliveira (UFMG); M. Veiga (UFBA); L. Robatto (UFBA); J. Barbosa (UFBA); M. A. Volpe (UFRJ)

18:30h - 20:00h

Lançamentos

JANTAR

JANTAR

JANTAR

20:00h - 21:00h

Recital

Grupo Cron / RJ

(Salão Nobre/Reitoria UFBA)

Recital

Mivos Quartet / NY

(Goethe Institut) *

Recital

Duo CardAssis

(Salão Nobre/Reitoria UFBA)

 

* Retirar credenciais com a coordenação do evento

Sessões de Comunicações

11 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA

14h - 16h

SEÇÕES (Simultâneas)

PERSPECTIVAS SISTEMÁTICAS DA COMPOSIÇÃO E ANÁLISE MUSICAL – SALA 201

Desiree Mayr (UFRJ)

Uma Aplicação da Análise Derivativa na Música Romântica Brasileira: o primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano Op.14, de Leopoldo Miguéz

 

Gabriel Navia (UNILA)

Ressonâncias Poéticas nas Obras de Schubert em Forma Sonata

 

Daniel Moreira de Sousa (UFRJ)

Contour Analyzer: ferramenta computacional para a análise de contornos musicais

 

Rafael Moreira Fortes (UFRJ)

Trama de Sonoridades: proposta de aplicação do conceito de “unidade sonora composta” à análise particional

 

Didier Guigue (UFPB)

Distribuição e Partição Instrumental nas Variações op. 30 de Webern

 

AS DIMENSÕES COGNITIVA E HERMENÊUTICA DA ANÁLISE MUSICAL – S/ 202

Antenor F. Correa (UnB)

Possíveis Interações entre Análise e Juízo Estético

 

Bruno Angelo (Unipampa)

Estruturas, Realidades Musicais e Outras Viagens sobre a Criação Musical na Composição e na Análise

 

Daniel Zanaella dos Santos (UDESC)

A Voz do Passarinho Encantado: considerações sobre o uso de leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos

 

Daniel de Souza Mendes (Faculdades EST)

Ressonâncias Intertextuais: imaginário, motivação e discurso musical no compor.

 

CIRCUITOS E DIÁLOGOS ENTRE COMPOSIÇÃO E ANÁLISE – S/ 203

Bibiana Bragagnolo; Marcílio Onofre (UFPB)

Notação e Produção de Multifônicos no piano: uma breve introdução

 

Fausto Borém (UFMG)

Por uma Análise da Performance em Vídeos de Música, um “Mapa Visual de Performance” (MVP) e uma “Edição de Performance Audiovisual” (EPA)

 

Pedro Amorim (UFBA)

Notas para um Estudo da Inspiração Musical



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical