2014 | 9 Nov (Domingo) | 10 Nov (2.ª feira) | 11 Nov (3.ª feira) | 12 Nov 4.ª feira) |
09:00h - 10:30h | MESA TEMÁTICA Teorias do Compor: a contemporaneidade brasileira Moderador: N. Dudeque (UFPR) Expositores: L. Pitombeira (UFRJ); M. Onofre (UFPB); S. Freire (UFMG); R. Coelho de Souza (USP) | CONFERÊNCIA M. Klein (Temple University) Music and Narrative Since 1900: the hermeneutic challenge of contemporary analysis | CONFERÊNCIA L. Kramer (Fordham University) In Search of Music: Language, Analysis, and Care | |
10:30h - 11:00h | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | |
11:00h - 12:30h | MESA TEMÁTICA Teorias do Compor: a contemporaneidade baiana Moderador: M. Nogueira (UFRJ) Expositores: F. Cerqueira (UFBA); G. Bertissolo (UFBA); M. Sampaio (UFBA); P. Rios Filho (UFMA) | MESA TEMÁTICA Análise Musical como Discurso Crítico Moderador: M.ª Alice Volpe (UFRJ) Expositores: Marcos Nogueira (UFRJ); P. Costa Lima (UFBA); P.de T. Salles (USP); C. Gubernikoff (UNIRIO) | MESA TEMÁTICA A Língua Portuguesa e o Vocabulário Teórico-analítico: mapeamento e racionalização Moderador: M.ª Lucia Pascoal (UNICAMP) Introdução: L. Kramer (Fordham University) Expositores: A. Piedade (UDESC); C. Gerling (UFRGS); R. Bordini (UFMA); N. Dudeque (UFPR) | |
12:30h - 14:00h | ALMOÇO | ALMOÇO | ALMOÇO | |
14:00h - 16:00h | ASSEMBLEIA GERAL (Auditório da EMus/UFBA) | Seções de Comunicações - Perspectivas Sistemáticas da Composição e Análise Musical (Sala 201) - As Dimensões Cognitiva e Hermenêutica da Análise Musical (Sala 202) - Circuitos e Diálogos entre Composição e Análise (Sala203) | FÓRUM TEMÁTICO Programas de Pós-graduação em Composição no Brasil: pesquisa e produção artística Moderador: D. Guigue (UFPB) Debatedores: A. F. Correa (UnB); E.-E. Moura (UFPB); M. Nogueira (UFRJ); P. Lima (UFBA); S. Freire (UFMG); R. Coelho de Souza (USP) | |
16:00h - 16:30h | Credenciamento | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO |
16:30h - 18:30h | Abertura (Salão Nobre/Reitoria da UFBA) | Grupos de estudos Produção Teórico-analítica no Brasil (Sala 201) Vocabulário Teórico-analítico... (Sala 202) Música e Narratividade (Sala 203) | Grupos de estudos Produção Teórico-analítica no Brasil (Sala 201) Vocabulário Teórico-analítico... (Sala 202) Música e Narratividade (Sala 203) | MESA TEMÁTICA Expectativas para a TeMA: uma visão multidisciplinar Moderador: C. Gubernikoff (UNIRIO) Introdutor: M. Klein (Temple University); Debatedores: J. P. Oliveira (UFMG); M. Veiga (UFBA); L. Robatto (UFBA); J. Barbosa (UFBA); M. A. Volpe (UFRJ) |
18:30h - 20:00h | Lançamentos | JANTAR | JANTAR | JANTAR |
20:00h - 21:00h | Recital Grupo Cron / RJ (Salão Nobre/Reitoria UFBA) | Recital Mivos Quartet / NY (Goethe Institut) * | Recital Duo CardAssis (Salão Nobre/Reitoria UFBA) |
|
* Retirar credenciais com a coordenação do evento
Sessões de Comunicações
11 DE NOVEMBRO – TERÇA-FEIRA
14h - 16h
SEÇÕES (Simultâneas)
PERSPECTIVAS SISTEMÁTICAS DA COMPOSIÇÃO E ANÁLISE MUSICAL – SALA 201
Desiree Mayr (UFRJ)
Uma Aplicação da Análise Derivativa na Música Romântica Brasileira: o primeiro movimento da Sonata para Violino e Piano Op.14, de Leopoldo Miguéz
Gabriel Navia (UNILA)
Ressonâncias Poéticas nas Obras de Schubert em Forma Sonata
Daniel Moreira de Sousa (UFRJ)
Contour Analyzer: ferramenta computacional para a análise de contornos musicais
Rafael Moreira Fortes (UFRJ)
Trama de Sonoridades: proposta de aplicação do conceito de “unidade sonora composta” à análise particional
Didier Guigue (UFPB)
Distribuição e Partição Instrumental nas Variações op. 30 de Webern
AS DIMENSÕES COGNITIVA E HERMENÊUTICA DA ANÁLISE MUSICAL – S/ 202
Antenor F. Correa (UnB)
Possíveis Interações entre Análise e Juízo Estético
Bruno Angelo (Unipampa)
Estruturas, Realidades Musicais e Outras Viagens sobre a Criação Musical na Composição e na Análise
Daniel Zanaella dos Santos (UDESC)
A Voz do Passarinho Encantado: considerações sobre o uso de leitmotiv em Uirapurú (1917) de Heitor Villa-Lobos
Daniel de Souza Mendes (Faculdades EST)
Ressonâncias Intertextuais: imaginário, motivação e discurso musical no compor.
CIRCUITOS E DIÁLOGOS ENTRE COMPOSIÇÃO E ANÁLISE – S/ 203
Bibiana Bragagnolo; Marcílio Onofre (UFPB)
Notação e Produção de Multifônicos no piano: uma breve introdução
Fausto Borém (UFMG)
Por uma Análise da Performance em Vídeos de Música, um “Mapa Visual de Performance” (MVP) e uma “Edição de Performance Audiovisual” (EPA)
Pedro Amorim (UFBA)
Notas para um Estudo da Inspiração Musical
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical