Encontro 2015 da TeMA

Encontro 2015 - Cartaz

A TeMA – Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical anuncia aos seus associados e à ampla comunidade acadêmica da Música a realização do seu “Encontro 2015”, nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro Universitário Maria Antônia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP).

Centrado no tema “O Ensino da Teoria e Análise Musical no Brasil”, o Encontro constará de 3 amplos debates sobre questões didático-pedagógicas relacionadas às disciplinas teóricas da Música, quais sejam:

23/10/2015 (sexta-feira)

   15:30h – 18:00hTeoria da Música no ensino de graduação

Coordenação: Maria Lúcia Pascoal

–   Teoria da Música nos Bacharelados

–   Teoria da Música nas Licenciaturas

–    Licenciatura em Teoria da música

24/10/2015 (sábado)

   09:30h – 12:00Teoria da Música no ensino de pós-graduação

Coordenação: Carlos de Lemos Almada

–   Teoria da Música na pós-graduação acadêmica

–   Teoria da Música na pós-graduação profissional

–   Teoria da Música como área de concentração

   15:30h – 18:00hLiteratura didática em Teoria da Música

Coordenação: Paulo de Tarso Salles

–  Obras traduzidas: reflexões críticas e sugestões

–   Obras originais: reflexões críticas e sugestões

–   Mercado editorial

Concebido como um evento aberto, pretende-se que as mesas de debates integrem não somente convidados mas, principalmente, aqueles que, espontaneamente, queiram expor experiências e reflexões significativas. Nesse sentido, estaremos recebendo solicitações de adesão aos três debates do congresso até o próximo dia 30 de setembro. Dirigindo-se à Coordenação científica do Encontro (diretoria@tema.mus.br), solicitantes deverão incluir os seguintes dados: Nome, titulação, instituição, título do debate, breve sumário da exposição.

Considerando a necessidade de escutarmos a comunidade acadêmica para planejarmos ações voltadas à pedagogia da Teoria e Análise musical, estimulamos a participação de todos os que vêm refletindo sobre o tema e possam contribuir com sugestões pertinentes à atualidade, ao nosso sistema educacional e à nossa cultura musical.